Centro de Pesquisa GPU do LNCC

O Laboratório Nacional de Computação Científica é uma instituição de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil. Desde sua fundação em 1980, o LNCC tem desenvolvido atividades de pesquisa em áreas interdisciplinares da física, ciências biológicas, matemática e ciências da computação. Como um centro de excelência no Brasil, além de promover pesquisa científica de alto nível e desenvolver projetos institucionais, o LNCC promove treinamento de pessoal altamente qualificado nas áreas de: Computação Científica, Controle e Filtragem de Sistemas Dinâmicos, Modelagem Computacional de Biossistemas e Bioinformática, Modelagem Computacional de Circulação e Transporte e Modelagem Computacional de Problemas de Equilíbrio e Otimização.

O LNCC também tem como responsabilidade a coordenação do SINAPAD, que é uma rede de centros de computação de alto desempenho, geograficamente distribuídos, instituída pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), contendo nove unidades, denominadas Centros Nacionais de Processamento de Alto Desempenho (CENAPADs), operadas respectivamente pela UFRGS, UFMG, UFC, UNICAMP, UFRJ, UFPE, INPE, INPA e LNCC. O grupo de pesquisa de computação de alto desempenho do CENAPAD/LNCC desenvolve pesquisa em Aplicações de Computação Científica e Integração de Computação de Alto Desempenho.

O grupo de pesquisa de computação de alto desempenho do CENAPAD/LNCC possui apoio da NVIDIA como Centro de Pesquisa GPU, que é um programa da NVIDIA que tem como objetivo apoiar instituições que desenvolvem atividades em torno da tecnologia GPU. Conforme pode ser visto na página do Programa Centro de Pesquisa GPU, o LNCC possui no momento sete áreas que desenvolvem pesquisa com a tecnologia GPU.

O LNCC também recebe o apoio da NVIDIA através do CUDA Teaching Center Program, que tem como objetivo apoiar e estimular os instituições de ensino que desenvolvem cursos que possuem a computação em GPU como parte do seu programa, conforme pode ser visto na página dos cursos do CENAPAD e do programa de pós-graduação do LNCC.